Claufe Rodrigues


O poeta, jornalista, produtor cultural e compositor Claufe Rodrigues atua no cenário literário do Rio de Janeiro há mais de 30 anos.

O escritor

A estréia foi em 1977, num recital na extinta CUP, uma universidade de Jacarepaguá.
Hoje, Claufe Rodrigues tem 11 livros publicados (ver em Livros) e participação em vários grupos de poesia, a começar pelo Bandidos do Céu (1979), que contava com 18 poetas; o Bazar dos Baratos (1980), com Tanussi Cardoso, Mano Melo, Renato Lacerda e Eugênia Loretti; e o Madame Suzi, híbrido de poesia/teatro/dança e música, formado por Eugênia Loretti, Renato Lacerda e Luiz Petry, que participou do Festival de Rock de Juiz de Fora e abriu shows de D. Ivone Lara, Moreira da Silva e Angela Ro Rô, no Circo Voador.

Com Os Camaleões (1984 a 1987), ao lado de Pedro Bial e Luiz Petry, elevou os recitais de poesia ao nível de espetáculo de massa, abrindo shows para Ultraje a Rigor, Biquini Cavadão, entre outros.

O grupo Ver o Verso (1999 a 2002), formado com Pedro Bial, Mano Melo e Alexandra Maia, fez dezenas de recitais por todo o país, ajudando a consolidar nacionalmente o movimento de poesia. Desde sempre, apresenta-se em bienais, feiras de livro e encontros literários por todo o país - e, eventualmente, no exterior - e organiza eventos de poesia no Rio de Janeiro. Está finalizando uma novela, Cachorras, e escrevendo mais um romance, Memórias do vento, enquanto desenvolve um trabalho musical como compositor e produtor fonográfico.

O Jornalista

Formado em jornalismo pela UFF/RJ, Claufe Rodrigues trabalhou na TV Globo (81 a 88) como editor de telejornais (JH, JN, JG), colunista de lançamentos culturais (RJTV-1) e repórter especial (JH). Foi editor-chefe do TJ Rio, do SBT, durante dois anos. Nos anos 90, dirigiu vários programas para o Globo Ecologia e o Globo Repórter, onde ganhou o prêmio Wladimir Herzog pelo especial sobre o Riocentro.

Formatou e dirigiu os programas de TV Hipermídia (GNT - 1996), Brava Gente Brasileira (Futura – 1997 a 1999) e Livre Acesso (Bandeirantes - 2001). Coordenou e dirigiu vários Dias Temáticos (Futura) e dezenas de institucionais para a Fundação Roberto Marinho.

Contribuiu para a implantação dos canais Globonews e Futura. Foi professor de telejornalismo na PUC-RJ de 1988 a 1990. Foi diretor e roteirista do Rolo Extra (Canal Brasil), e apresentador e diretor do Palavrão (Canal Brasil), primeiro programa exclusivamente de poesia da TV brasileira. É editor de Literatura do canal Globo News, onde também realiza programas e séries especiais como repórter e editor. Participa da cobertura da Flip, em Paraty, como comentarista, desde 2007.
Colaborou com resenhas literárias para o Caderno de Ideias do Jornal do Brasil nos anos 1990.

Para a Globo News, fez as séries Os Retornados, sobre os ex-escravos brasileiros que retornaram à África (gravada no Benim em 2008); O Poeta Fingidor (gravada em Lisboa no final de 2007 e exibida em 2008), sobre a vida-obra de Fernando Pessoa, publicada em livro pela Editora Globo; O Bruxo das Palavras, que marcou o centenário de morte de Machado de Assis (2008); Euclides, uma vida em linha reta (2009), no centenário de morte de Euclides da Cunha; Chico Xavier (2010), no centenário do medium; e Mestre Manoel de Oliveira (2010), gravado na cidade do Porto, com o cineasta que faz um filme por ano, mesmo aos 101 anos de idade. Roteirizou e co-dirigiu, com Pedro Bial, a série Os Nomes do Rosa (GNT/1997), sobre Guimarães Rosa.

O compositor
Nos anos 80, Claufe Rodrigues fundou duas bandas de rock: o Madame Suzi, desdobramento do grupo de poesia formado por ele, Eugênia Loretti, Renato Lacerda e Luiz Petry (1981); e Dom Xicote, de 1987. Era o produtor e único letrista.

No início dos anos 2000, voltou à música, agora como compositor integral de letras, harmonias e melodias.

Em 2008 montou o show Sol na boca, com Mano Melo, no qual apresentou oficialmente suas canções ao público, e passou a incorporar o violão elétrico às suas apresentações públicas. Um ano depois, produziu o primeiro disco de Mônica Montone, com quem passou a desenvolver uma sólida e pródiga parceria musical.

O produtor

Através de sua produtora, O Verso, Claufe Rodrigues criou e desenvolveu vários eventos de poesia, entre os quais a Ponte Poética Rio-São Paulo (95), a Expoética (96) e o projeto Poesia Faz Escola (2002), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação/RJ; Poesia no Sesi-RJ (2009-2010); Sarauê na Biblioteca Nacional (2011-2012). O Verso também editou o livro em dois volumes “100 anos de poesia: um panorama da poesia brasileira no século XX”, organizado por Claufe Rodrigues e Alexandra Maia.

Baseado na experiência do Poesia Faz Escola, apresentou a palestra Poesia na educação no III Congresso de Cultura e Desenvolvimento, realizado em Cuba em junho de 2003.

Formatou e dirigiu os programas Brava Gente Brasileira (Canal Futura, 1997), Rolo Extra (Canal Brasil, 2003) e Palavrão (Canal Brasil, 2005).

Realizou dezenas de institucionais para várias empresas, como a Petrobras, o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho; dirigiu e formatou programas, institucionais e peças para rádio para o projeto Amigos da Escola, da TV Globo.